"Absinto" é uma bebida destilada feito da erva Artemisia absinthium. Anis, funcho e por vezes outras ervas compõem a bebida. Ela foi criada e utilizada primeiramente como remédio pelo Dr. Pierre Ordinaire, médico francês que vivia em Couvet na Suíça por volta de 1792.É também conhecido popularmente de fada verde em virtude de um suposto efeito alucinógeno. Absinto, o blog, é um espaço para delírios pessoais e coletivos. Absinte-se e boa leitura.

domingo, 7 de março de 2010

Para relembrar e pensar



Imagino como serei eu, uma jovem senhora aos 63 anos. Não penso em subir aos palcos. Prefiro permanecer longe dos refletores e me esconder atrás das letras, enquanto isso me der prazer e ainda for capaz de inspirar alguém para a minha leitura.


Mas confesso que saber amadurecer é uma arte dolorosa. O corpo se esvai, a mente ganha outros contornos e desafios.

Um corpo preso aos valores ditados pelos profissionais da beleza inspira falsidade. Porém, atire a primeira pedra quem não compraria o elixir da eterna juventude.


Em 23 de agosto de 1945, nascia na cidade de Turim, Itália, aquela que viria a ser um desses sucessos internacionais indiscutíveis. Gostando ou não, quem está neste planeta desde os anos 60 e 70, em algum momento curtiu Datemi um martello.

Quebrando tabus, a menina de cabelos ruivos escandalizou o mundo ao assumir o romance com seu produtor e descobridor, o cantor italiano Teddy Reno. Teddy era casado na época com Livia Protti e não existia divórcio na Itália até 1970. Em 1971 Rita e Teddy se casaram oficialmente.


Estes dias, recebi de uma amiga um vídeo com aquela que seria a última apresentação oficial de Rita Pavone.


Em 2006, aos 63 anos, Rita fez seu show de despedida, revelando um corpo belíssimo para a idade e com uma qualidade vocal invejável.


O que mais me surpreendeu nesta mulher, não foram os contornos lapidados clinicamente e cobertos pelo provocante vestido preto. Antes, me inspira a força de sua interpretação, revelando uma energia vital invejável.


Talvez aos 63 anos eu prefira estar bem mais recatada do que Rita, não sendo a minha a mesma natureza que a dela. Talvez prefira observar os pássaros e cantar antigas canções enquanto preparo um bolo para o lanche dos netos, quem sabe.


Embora não me incomodem algumas rugas que irão surgir no meu rosto, as quais não pretendo esconder, espero estar com saúde e com alguma beleza aos olhos do meu espelho e de quem ainda comigo conviver.


Quero, no entanto, guardar com carinho a vitalidade de Rita e nela me inspirar para novos recomeços.

4 comentários:

  1. Oi Malu...
    Que saudade que eu estava de voce.
    Concordo com o que disse.
    Olha, eu não tenho essa preocupação estética do tal "estica e puxa"...rsrs
    Nem tinta no cabelo eu gosto de usar, mas nem julgo nem entendo essa vaidade toda como uma coisa ruim. Sei que pra quem trabalha com a imagem a cobrança com o corpo é muito grande.
    Espero ter a mesma jovialidade de alma da Rita e um corpo o mais saudável possível porisso estou fazendo yoga agora.
    Beijos...

    ResponderExcluir
  2. Que post mais inspirado! Parabéns pela sensibilidade de compartilhar os vídeos e sua ideias com a gente.
    Um grande abraço!

    ResponderExcluir
  3. Oi Isis e Kátia, obrigada pelo carinho. Ainda atolada por aqui, mas voltando aos poucos. A atenção de vcs me motiva a continuar.

    Beijo grande!

    ResponderExcluir
  4. Oi Malu,
    Vc me fez lembrar de uma apresentação do grêmio da escola aos 9 anos de idade. Dancei " Datemi un Martelo" com uma saia de bolas e um laço amarelo IMENSO no cabelo rsrsrsrsrs e vejam só: Eu Sobrevivi!!!rsrsrsr
    Sobre seu recato assando bolos aos 63 anos, imagino que vc realmente curtirá a família e fará bolos para os netos, mas com certeza, enquanto espera o bolo assar, vai ver mil e-mails, vai participar de alguma causa para salvar o mundo, vai trabalhar em alguns projetos ah, sem deixar o bolo queimar!!!! Essa é sua natureza né amiga!
    Grande beijo,
    Aline

    ResponderExcluir